


Muitas pessoas ao ouvir falar de Exu e Pomba-Gira torcem a boca, fazem caretas, dizem que não estudam sobre espíritos caídos, apenas sobre os iluminados. Não sabem que temos em nossas forças espirituais ao menos um Exu, nosso Guardião, que nos protege e nos vitaliza.
Somos amparados pelos Senhores Exus, pois somos espíritos passando por mais uma experiência encarnados.
Outros confundem Exus com espíritos maléficos, que sentem prazer em prejudicar alguém. Saibam que Exu somente trabalha dentro da Lei e da Justiça Divina, do contrário não é Exu.
Exu é Grau, assim como Caboclo e Preto Velho, e para ser consagrado Exu, é necessário muito estudo e experiência. Cada Grau está ligado diretamente a um Mistério Divino e Exu não é diferente. Todos nós temos um pólo positivo, que nos irradia ‘luz e discernimento’, mas também temos um pólo negativo que absorve nossas ‘sombras e mazelas’.
Esse nosso Guardião Exu é a entidade bendita que é mais reconhecido por ‘administrar’ nosso pólo negativo. Absorver e encaminhar as energias densas que chegam até nós (aquelas que não somos merecedores). Que afasta de nós os obsessores em desacordo com a Lei (àqueles que estão dentro dela, somente são vigiados).
Mas Exu também trabalha nosso emocional de forma fantástica, drenando muito rapidamente emoções desvirtuadas e sentimentos pouco nobres, que geramos em nós mesmos, permitindo que positivemos nosso padrão conciencial. Mas quando não é feita a positivação, passa-se a merecer a carga densa , e a partir daí Exu atua de forma a gerar o arrependimento pelos negativismos que são aceitos.
Alguns dizem que Exu não tem luz, pode até ser, mas possui toda a clareza necessária para cumprir com Fé e coragem o seu digno trabalho; possui todo o discernimento para não acreditar em palavras, mas observar os fatos e através deles saber quais as reais intenções, para assim ordenar nossas vidas dentro de suas possibilidades.
Exu é força e vitalidade, e ainda dizem que se Exu não cumprir a tal tarefa é porque é fraco. Ou será porque fazer pedido ou oferenda para Exu sem intenção real de aprimorar os seus pensamentos e atos não tem efeito? Pois em breve tudo estará como antes. Pior ainda é fazer oferenda para Exu pedindo algo fora da Lei e do merecimento, pois Exu não irá aceitar, mas algum espírito caído que não possui Grau algum poderá receber a oferenda e aí o pedinte ficará ligado a esse caído.
Saudação: “Laroyê Exu…. Exu é Mojubá !!!